Excedrin Portugal

O que é e como utilizar o Excedrin Portugal?

O Excedrin é indicado como agente analgésico e é utilizado para o alívio temporário de dores de cabeça, cólicas menstruais, sinusites, resfriados, dores de dente, dores musculares e dores artríticas de baixa intensidade.

Cada comprimido contém 3 substâncias activas: ácido acetilsalicílico, paracetamol e cafeína.

O ácido acetilsalicílico e o paracetamol reduzem a dor e a febre, além disso, o ácido acetilsalicílico reduz também a inflamação.

A cafeína é um estimulante, reforçando o efeito do ácido acetilsalicílico e do paracetamol.

Informações importantes

Cuidados

O Excedrin Portugal deve ser utilizado com cautela em pacientes com problemas renais ou hepáticos. Embora haja poucos relatos de disfunção hepática ao tomar as doses habituais de paracetamol, é recomendável monitorar a função hepática nos casos de uso prolongado do fármaco.

Interacções

O Excedrin não deve ser utilizado em conjunto com outros remédios que contenham paracetamol, devido ao aumento do risco de intoxicação hepática. No caso de superdose acidental, procure um médico, mesmo que não haja sinais de reacções.

Este produto não deve ser utilizado para dor por mais de 10 dias ou para febre por mais de 3 dias, exceto por orientação médica. Procure um médico caso haja persistência ou piora da dor ou febre, ou o aparecimento de novos sintomas ou ocorrência de vermelhidão ou edema.

Não tome o Excedrin Portugal se:

• Tiver alergia (hipersensibilidade) ao ácido acetilsalicílico, paracetamol, cafeína ou qualquer um dos componentes de Excedrin;
  • Já teve alguma vez reacções alérgicas a outros medicamentos para tratar a dor, inflamação ou febre, tais como diclofenaco ou ibuprofeno;
  • Tiver úlcera gástrica ou intestinal ou histórico de úlcera péptica;
  • Tiver hemofilia ou outros problemas sanguíneos;
  • Tiver sinais de sangue nas fezes ou fezes escuras (sintomas de hemorragia gastrointestinal);
  • Tiver insuficiência cardíaca, hepática ou renal grave;
  • Estiver no último trimestre da gravidez.

Interações medicamentosas

Drogas

Pacientes que fazem uso regular de álcool, barbitúricos, antidepressivos tricíclicos e carbamazepina devem usar o fármaco com cautela, devido ao risco de sobrecarga metabólica ou possível agravamento de comprometimento hepático já existente.

Cafeína

A dose recomendada deste produto contém cafeína equivalente a uma xícara de café. Limite o uso de medicamentos, alimentos e bebidas que contenham cafeína durante o tratamento com Excedrin Portugal, pois o excesso de cafeína pode causar nervosismo, irritabilidade, insônia e, ocasionalmente, taquicardia.

Assim como outros medicamentos, o Excedrin Portugal pode causar efeitos secundários, no entanto eles não se manifestam em todas as pessoas.

Pare de utilizar o Excedrin e consulte um médico imediatamente se apresentar algum destes efeitos secundários graves:

• Reacção alérgica com edema (inchaço) no rosto, lábios, boca, língua ou garganta.
  • Dificuldade em engolir, respiração arrítmica, dificuldade em respirar e sensação de aperto no peito (sinais de asma).
  • Erupções cutâneas, coceira e sensação de desmaio;
  • Vermelhidão cutânea, aparecimento de bolhas nos lábios, boca ou olhos, descamação cutânea;
  • Hemorragia gástrica ou intestinal, úlcera gástrica ou intestinal, que pode ser acompanhada de dor de estômago intensa, perda de sangue nas fezes ou fezes escuras ou vómito com sangue.

Como deve ser guardado?

Mantenha o medicamento em temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 °C) e protegido da humidade. Mantenha fora do alcance e da vista de crianças. Não utilize Excedrin Portugal após o prazo de validade impresso na embalagem.