Ranitidina Portugal

A Ranitidina é um medicamento anti-ulceroso que ajuda a controlar os sintomas da úlcera péptica e outros desconfortos do estômago. A Ranitidina Portugal é indicada para:

• Tratamento de úlceras de estômago ou de duodeno, incluídas as associadas ao uso de medicamentos anti-inflamatórios não-esteroidais;
  • Prevenção de sangramentos decorrentes de úlcera péptica;
  • Tratamento de úlceras pós-operatórias;
  • Prevenção de úlceras que surgem como efeito colateral de agentes anti-inflamatórios não-esteroidais, como alguns medicamentos para tratamento de artrite;
  • Tratamento de úlcera duodenal associada à infecção pela bactéria Helicobacter pylori;
  • Tratamento de problemas causados pelo refluxo (retorno) de ácido do estômago para o esôfago (esofagite), e outras condições que, como essa, causam dor ou desconforto, algumas vezes conhecidos como indigestão, dispepsia (dificuldade na digestão dos alimentos) ou azia;
  • Tratamento de dispepsia episódica crônica, doença caracterizada por dor epigástrica (na parte alta do abdômen) ou retroesternal (atrás do osso esterno, que fica no meio do peito) associada às refeições ou a distúrbios do sono;
  • Prevenção de úlcera causada por estresse em pacientes em estado grave;
  • Tratamento de uma doença conhecida como Síndrome de Zollinger-Ellison, caracterizada por úlceras graves, extrema acidez gástrica e tumores das células do pâncreas secretoras de gastrina (hormônio presente na secreção gástrica);
  • Prevenção de uma doença conhecida como Síndrome de Mendelson, caracterizada por distúrbios pulmonares produzidos pela aspiração de secreção gástrica pelo trato respiratório.

Como usar

O modo de uso Ranitidina Portugal é receitado pelo clínico geral ou gastroenterologista e devem ser seguidas as indicações.

O uso oral geralmente inclui a toma de comprimidos ou xarope, é indicado a toma de 150 mg a 300 mg de 2 a 3 vezes ao dia, durante 1 mês. No caso da criança, normalmente é indicado 2 a 8 mg/Kg por dia, divididos em 3 vezes ao longo do dia.

No caso do medicamento injetável, o remédio é administrado pelo enfermeiro, dado pela veia durante 2 min a cada 6-8 horas, durante o período indicado pelo médico.

Caso o paciente se esqueça de tomar uma dose, deve voltar a tomar a Ranitidina Portugal o mais rápido possível, continuando o tratamento da forma prescrita, sendo que nunca deve tomar uma dose dobrada para compensar a dose esquecida.

Como todos os medicamentos, a Ranitidina Portugal pode causar efeitos secundários, porém, estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários a seguir mencionados foram relatados nos ensaios clínicos ou no controlo de rotina de doentes em tratamento com Ranitidina Portugal, no entanto, em muitos casos, não foram estabelecidas relações causal.

Efeitos comuns Efeitos raros Efeitos muito raros
Urticária Erupções cutâneas Diarreia
Febre Alterações transitórias e reversíveis nos testes da função hepática Cefaleias (por vezes intensas) e tonturas
Dor no peito Agranulocitose, por vezes com hipoplasia ou aplasia da medula óssea Hepatite normalmente reversível, com ou sem icterícia
Edema angioneurótico Pancitopenia Pancreatite aguda
Choque anafiláctico Impotência, reversível
Diminuição da pressão sanguínea Alterações reversíveis dos movimentos involuntários
Broncospasmo Eritema multiforme

Não guarde a Ranitidina Portugal em locais acima de 30 °C, mantenha a embalagem em local seco e protegido da luz solar. Mantenha a blister fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize
o medicamento após passado o prazo de validade indicado na embalagem. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os comprimidos de
Ranitidina Portugal que não serão utilizados. Essas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.