Nexium Portugal

O que é o Nexium e para o que ele é usado

Nexium Portugal é um medicamento anti-úlceroso que tem como substância activa o Esomeprazol.

Esse medicamento de uso oral é indicado no tratamento de azia e úlceras. A acção do Nexium consiste em diminuir as secreções ácidas do organismo diminuindo a sensação de queimação e ardência, principalmente no tubo digestivo.

Uso recomendado

Nexium Portugal é indicado para o tratamento de doenças ácido-pépticas e alívio dos sintomas de azia, regurgitação ácida e dor epigástrica. Use o Nexium nos seguintes casos:

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE):

  • Tratamento da esofagite de refluxo erosiva.
  • Tratamento de manutenção para prevenir a recidiva de esofagite.
  • Tratamento dos sintomas da DRGE, tais como: pirose/azia (queimação retroesternal), regurgitação ácida e dor epigástrica.

Pacientes que precisam de tratamento contínuo com anti-inflamatórios não-esteroidais (AINE):

  • Tratamento dos sintomas gastrointestinais associados ao tratamento com AINE.
  • Prevenção de úlceras gástricas e duodenais associadas ao tratamento com AINE, incluindo COX-2 seletivos, em pacientes de risco.
  • Cicatrização de úlceras gástricas associadas ao tratamento com AINE, incluindo COX-2seletivos.
  • Condições patológicas hipersecretoras incluindo síndrome de Zollinger-Ellison e hipersecreção idiopática.
  • Tratamento da úlcera duodenal associada a Helicobacter pylori.
  • Erradicação de Helicobacter pylori em associação com um tratamento antibacteriano adequado.
  • Manutenção da hemostasia e prevenção de ressangramento de úlceras gástrica e duodenal após tratamento com Nexium Portugal iv (esomeprazol sódico).

Como conservar o medicamento

Mantenha fora do alcance e da vista das crianças. Conservar em temperatura ambiente (15 °C a 25 °C). Proteger da luz e humidade.

Mantenha o produto dentro da embalagem original (blister) ou mantenha a embalagem bem fechada (frasco) para proteger da humidade.

Não utilize o Nexium Portugal após o prazo de validade (VAL) impresso na embalagem. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Essas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Modo de uso do Nexium

Uso Oral

  • Esofagite: Administrar de 20 a 40 mg, uma vez por dia, por um período de quatro a oito semanas. A dose de manutenção deve ser de aproximadamente 20 mg, duas vez por dia.
  • Úlcera Duodenal: Durante 10 dias, administrar 40 mg de Nexium, uma vez por dia, em combinação com Claritromicina (500 mg, duas vezes ao dia) e Amoxilina (1000 mg, três vezes ao dia).

Uso injetável

  • Esofagite: Administrar de 20 a 40 mg de Nexium Portugal, via intravenosa, uma vez por dia.

Cuidados na administração:

Siga as orientações de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. O comprimido de Nexium Portugal não deve ser mastigado ou esmagado.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Informe seu médico do aparecimento de reacções desagradáveis.


Reacções comuns: dor de
cabeça, dor na barriga, diarreia, gases, constipação, enjoo e vómito.
Reacções raras: coceira,
urticária, boca seca, tontura e dermatite.

Contra-indicações e precauções

Nexium Portugal não deve ser usado por pessoas com alergia ao esomeprazol, benzimidazóis ou qualquer outro componente da fórmula. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.