Aciclovir Portugal

O que é e para que serve

O Aciclovir Portugal é um remédio antiviral, sendo indicado no tratamento de infecções por vírus, principalmente os do herpes labial ou herpes genital, sendo eficaz nas lesões iniciais ou nas recidivas da doença. Esse remédio pode ser comprado em farmácias sob a forma de creme, comprimidos e pomada oftalmológica, que podem ser usados por adultos ou crianças, mas sob orientação médica.

Entretanto, cabe ressalvar que o Aciclovir não serve para qualquer virose. Em geral, cada classe de antiviral costuma ser eficaz contra um grupo específico de vírus. O Aciclovir, por exemplo, não está indicado para tratar viroses como gripe, resfriado, sarampo, hepatite ou HIV.

Para usar o Aciclovir Portugal em pomada basta aplicar uma pequena quantidade em cima do local onde está a ferida do herpes e deixar a pele absorver o produto. Em caso de herpes-zóster o médico pode indicar a toma de Aciclovir em comprimidos para que tenha um efeito mais rápido e quando os olhos são afectados é recomendado passar Aciclovir pomada oftálmica 4 ou 5 vezes ao dia, conforme orientação médica.

Como usar

O modo de uso do Aciclovir Portugal também depende da sua forma de apresentação:

Creme Aplicar um pouco de creme sobre a região afetada 5 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 4 horas, pulando a aplicação no período noturno. Deve-se continuar aplicando o creme por ao menos 4 dias para herpes labial e 5 dias para herpes genital. Se não ocorrer cicatrização, o tratamento deverá ser prolongado por mais 5 dias, no entanto, se as lesões permanecerem após 10 dias, deve-se consultar o médico.
Comprimidos A dose deve do Aciclovir Portugal em comprimido ser indicada pelo médico, de acordo com o objetivo do tratamento.
Pomada oftálmica Aplicar um pouco da pomada sobre o olho afetado 5 vezes ao dia, em intervalos de 4 horas, aproximadamente, pulando a aplicação no período noturno. Deve-se continuar aplicando a pomada, no mínimo, durante mais 3 dias após a cicatrização.

O paciente não deve usar lentes de contato enquanto usa a pomada oftálmica, e pode sentir uma leve sensação de picada no olho, que passa rapidamente, logo após a sua aplicação.

Efeitos secundários

Como todos os medicamentos, o Aciclovir Portugal pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Os efeitos secundários são descritos de acordo com a estimativa de frequência com que podem ocorrer. Para este fim, foram usadas as seguintes categorias de frequência e de denominação:

Frequentes (1 a 10 utilizadores em 100) Pouco frequentes (1 a 10 utilizadores em 1.000) Raros (1 a 10 utilizadores em 10.000) Muito raros (menos que 1 utilizador em 10.000)
Dor de cabeça Urticária Edema angioneurótico Fadiga
Tonturas Alopecia (queda de cabelo) difusa acelerada Anafilaxia (reacção alérgica grave ou ocasionalmente fatal) Febre
Náuseas, vómitos e diarreia Dispneia (dificuldade na respiração) Diminuição dos índices hematológicos
Dor abdominal Aumento reversível da bilirrubina e das enzimas hepáticas Icterícia (pele e parte branca dos olhos amarelados)
Prurido (comichão) Aumento dos níveis de ureia e creatinina no sangue Hepatite
Erupção cutânea Insuficiência renal aguda

Se algum dos efeitos secundários do Aciclovir Portugal se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Reacções alérgicas graves
Se tiver uma reacção alérgica grave, pare de utilizar o Aciclovir Portugal e contacte um médico imediatamente. Um tratamento médico de urgência pode ser necessário. Os sinais incluem um rápido início de:

  • Erupção cutânea grave, comichão ou manchas na pele
  • Falta de ar, pieira ou dificuldades em respirar.
  • Inchaço da face, lábios, língua ou outras partes do corpo