Mebendazol Portugal

O que é e como funciona o Mebendazol

O que é

O Mebendazol Portugal é um remédio antiparasitário que serve para tratar infestações simples ou mistas por Enterobius vermicularis, Trichuris trichiura, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale e Necator americanus, ele age evitando o aproveitamento da glicose pelos parasitas, eliminando-os do intestino.

Ação esperada de Mebendazol

Em pacientes que vivem em áreas altamente endêmicas, o tratamento com Mebendazol (3 a 4 vezes ao ano) irá reduzir substancialmente a carga de vermes e mantê-la bem abaixo dos níveis de significância clínica.

O efeito terapêutico de Mebendazol Portugal inicia no primeiro dia de tratamento.

Modo de uso do Mebendazol

O modo de uso do Mebendazol Portugal varia de acordo com o problema a tratar, mas as orientações gerais incluem:

  • Ascaridíase e trichuríase: doses de 100mg (pela manhã) e 100mg (à tarde) durante 3 dias seguidos, tanto para adultos como crianças.
  • Oxiuríase: 100 a 200mg em 1 só dose; se não for alcançada a cura com esta dose inicial, deve-se repetir uma segunda série 15 dias após.
  • Triquinose: 200 a 400mg 3 vezes ao dia, durante 3 dias, e posteriormente 400 a 500mg 3 vezes ao dia, durante 10 dias.
  • Hidatidose: requerem-se concentrações tissulares elevadas, por isso são reservadas para casos graves doses de 40 a 50mg/kg/dia, distribuídos a cada 6 horas durante 3 a 9 meses, com o objetivo de reduzir o tamanho do quisto antes da cirurgia.

Advertências

Não use o Mebendazol em crianças com menos de 1 ano de idade. Houve relatos esporádicos de convulsões nesses pacientes. Assim, o Mebendazol só deve ser usado em crianças menores de 1 ano de idade se a verminose causar uma desnutrição significativa ou prejudicar o desenvolvimento da criança.

Não use Mebendazol Portugal se você for alérgico ao Mebendazol ou aos excipientes da formulação.

Uso na gravidez

Gravidez: nos estudos conduzidos em ratas grávidas, com doses de 10 mg/kg, foram evidenciados efeitos embriotóxicos e teratogênicos. Tendo em vista estes ensaios, não é recomendável o uso de Mebendazol no período da gravidez, especialmente no primeiro trimestre. Cabe ressaltar que em um levantamento baseado em relatos de 170 pacientes gestantes de vários países, que haviam inadvertidamente tomado o medicamento durante o primeiro trimestre de gestação, não foram observadas má formação atribuíveis ao Mebendazol. Neste levantamento, a incidência de má formação e abortos espontâneo não foram superiores à observada na população em geral.

Lactação: não se sabe se o Mebendazol Portugal é passado para o leite humano. Como muitas drogas são excretadas no leite materno, deve-se ter em mente esta possibilidade ao usar o Mebendazol em lactantes.

Sobredosagem

No caso de sobredosagem acidental do Mebendazol Portugal, pode ocorrer cólicas abdominais, náusea, diarreia e vómito. Apesar de o tempo de tratamento recomendado ser de 3 dias, casos de distúrbios reversíveis da função hepática, hepatite e neutropenia foram relatados em pacientes tratados por hidatidose com doses elevadas por um tempo prolongado. Não existe antídoto específico. Lavagem gástrica com solução de permanganato de potássio a 20% pode ser feita. Carvão ativado pode ser administrado.

Efeitos secundários do Mebendazol

Efeitos secundários do Mebendazol Portugal que devem ser reportados ao seu médico de imediato:

  • Febre, arrepios, dores de garganta
  • Reacções alérgicas como pruridos ou urticária
  • Cansaço ou fraqueza anormais

Efeitos secundários que normalmente não requerem atenção médica (em caso de persistência ou incómodo, consulte o seu médico):

  • Tonturas
  • Diarreia
  • Náuseas, vómitos
  • Dores de cabeça
  • Alterações de audição
  • Dores de estômago, o que pode ocorrer quando o número de vermes infestantes é muito grande

Esta lista pode não descrever todos os efeitos secundários possíveis.