Fenac Portugal

O que é o Fenac

O Fenac é um medicamento analgésico cujo composto activo é o diclofenaco. O Fenac Portugal tem efeito anti-inflamatório e anti-reumático, é utilizado para aliviar a dor e inflamação após uma cirurgia, após um traumatismo, no tratamento de crise aguda de gota, osteoartrite, doenças reumáticas como artrite reumatoide, síndromes dolorosas da coluna vertebral e no tratamento de problemas ginecológicos, tal como dor menstrual ou inflamação das trompas ou ovários.

O Fenac também pode ser usado no tratamento de processos infecciosos graves acompanhados de dor e inflamação no ouvido, nariz ou garganta, como, por exemplo, nas amigdalites ou otites.

O Fenac Portugal é utilizado no tratamento das seguintes condições:

• Condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, incluindo períodos menstruais;
  • Crises de gota;
  • Dor e inchaço após a cirurgia;
  • Dor nas costas, síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista, e outros tipos de reumatismo;
  • Dor reumática das articulações (artrite);
  • Entorses, distensões e outras lesões;
  • Infecções do ouvido, nariz e garganta.

Em que casos o Fenac não deve ser utilizado?

Não tome o Fenac Portugal caso seja alérgico a:

• Aspirina
  • Fármacos contendo diclofenaco e derivados
  • Ibuprofeno
  • Qualquer ingrediente que componha o Fenac

Não tome o Fenac caso tenha alguma das seguintes condições:

• Úlcera (no estômago ou intestino)
  • Sangramento estomacal ou intestinal (os sintomas podem incluir sangue nas fezes ou fezes escuras)
  • Problemas hepáticos ou renal graves
  • Não tome o Fenac no ultimo trimestre da gravidez, já que ele pode causar problemas no bebé e atrasar o parto

Dose esquecida

Caso esqueça de tomar o Fenac Portugal, tome a dose assim que se lembrar. Se estiver perto da hora de tomar a próxima dose, basta tomar o próximo comprimido no horário normal. Não tome duas doses para compensar o comprimido que esqueceu de tomar no horário certo.

Sobredosagem

Caso tenha ingerido acidentalmente o Fenac Portugal em doses acima do recomendado, avise seu médico ou farmacêutico, ou vá a um hospital. Pode ser necessário auxílio médico. É possível apresentar quadro de vómito, hemorragia gastrintestinal, diarreia, tontura, zumbido ou convulsões. No caso de uma intoxicação significante, pode ocorrer uma insuficiência aguda nos rins e no fígado.

O tratamento de intoxicações agudas com agentes anti-inflamatórios não-esteroides consiste essencialmente em medidas sintomáticas e de suporte. Tratamentos sintomático e de suporte devem ser administrados em casos de complicações tais como hipotensão, insuficiência renal, irritação gastrintestinal, convulsões e dificuldade respiratória. Medidas específicas, tais como diurese forçada, diálise ou hemoperfusão provavelmente não ajudam na eliminação de agentes anti-inflamatórios não-esteroides devido a seu alto índice de ligação às proteínas e metabolismo extenso. Em casos de superdose potencialmente tóxica, a ingestão de carvão ativado pode ser uma forma de desintoxicação do estômago (ex.: lavagem gástrica e vómito) após a ingestão de uma dose potencialmente letal de Fenac Portugal.

Efeitos Secundários

Mesmo que não tenha nenhuma doença crônica, é aconselhável ficar atento aos sinais dos efeitos secundários possível do Fenac Portugal:

• Alteração de humor e ansiedade;
  • Amarelamento da pele.
  • Convulsões;
  • Diarreia e dor abdominal;
  • Dificuldade de respirar e falta de ar;
  • Dificuldade em ouvir;
  • Dor de estômago em demasia;
  • Dor no peito (sinais de infarto ou ataque cardíaco moderado);
  • Fezes pretas;
  • Flatulência;