Concerta Portugal

O que é o Concerta

Concerta é indicado no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A eficácia de Concerta Portugal no tratamento do TDAH foi demonstrada em ensaios clínicos controlados de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos e adultos com idade entre 18 e 65 anos que atendiam aos critérios do Manual de Diagnóstico e Estatística, 4ª edição (DSM-IV) para TDAH.

O Concerta nunca deverá de ser tomado por crianças com menos de 6 anos de idade

Doses recomendadas do concerta

Idade da pessoa Dose inicial recomendada Dose máxima a administrar
6 –12 anos 18 mg/dia 54mg/dia – Max 2mg/kg/dia
12-17 anos 18 mg/dia 72mg/dia – Max 2mg/kg/dia
Adultos 18 ou 36 mg/dia 72mg/dia – Max 2mg/kg/dia

Como funciona?

Uma das características da Hiperatividade é a falta de dopamina e noradrenalina nos canais de comunicação entre os neurónios, que se chamam sinapses.

A substância activa do Concerta Portugal é o metilfenidato, que vai fazer com que haja mais dopamina e noradrenalina disponível para que os neurónios possam comunicar-se de uma forma mais eficaz e duradoura.

Mas a principal vantagem do Concerta sobre os outros medicamentos com a mesma substância activa é a sua forma de liberação constante e prolongada do metilfenidato.

O comprimido do Concerta é revestido por uma pequena dose de metilfenidato para que possa ser absorvido imediatamente.

Por debaixo do revestimento está uma membrana resistente, mas permeável à água com um furo microscópico feito a laser.

O interior do comprimido é composto por 3 compartimentos:

  1. Compartimento com substância de enchimento
  2. Compartimento com a 1ª dose interna de metilfenidato
  3. Compartimento com a 2ª dose interna de metilfenidato

A membrana exterior do Concerta Portugal é permeável à água para que seja absorvida na boca, garganta, estômago e intestinos

A substância de enchimento ao absorver a água e vai empurrando e expulsando as 2 doses de metilfenidato muito devagar e de uma forma constante, permitindo um longo período de atuação/presença no sangue e cérebro

Duração do Concerta na Corrente Sanguínea e Cérebro

A substância activa do Concerta Portugal, o metilfenidato, a partir desse sistema de liberação prolongada, tem um tempo de vida útil no organismo de 10 a 12 horas, dependendo do metabolismo e alimentação de cada pessoa.

Estimulantes podem diminuir a habilidade dos pacientes em operar máquinas potencialmente perigosas ou veículos. Recomenda-se que os pacientes sejam orientados sobre esses efeitos até que se certifique que o Concerta não afeta negativamente sua capacidade de dirigir ou operar máquinas. Concerta* pode causar tontura. Portanto, você deve ter cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas.

Efeitos Secundários

Veja abaixo os possíveis efeitos secundários do Concerta Portugal.

  • Alterações de humor ou da personalidade
  • Ataque cardíaco
  • Batimento cardíaco irregular (palpitações)
  • Contrações musculares que não consegue controlar afetando os olhos, cabeça, pescoço, corpo e sistema nervoso – devido a uma falta de fornecimento temporária de sangue ao cérebro
  • Desconforto no peito
  • Diminuição do número de células sanguíneas (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) que podem torná-lo mais apto a ter infeções, sangrar e fazer nódoas negras mais facilmente
  • Discurso e movimentos corporais descontrolados (Síndrome de Tourette)
  • Morte súbita
  • Pensar ou sentir vontade de suicidar-se
  • Sentir-se agressivo, agitado, ansioso, deprimido, irritável, tenso, nervoso e com comportamento anormal
  • Sinais de alergia tais como erupção cutânea ou comichão, urticária, inchaço da face, lábios, língua ou outras partes do corpo, falta de ar, pieira ou problemas de respiração sentir-se anormalmente excitado, hiperativo ou desinibido (mania)
  • Ver, sentir, ou ouvir coisas que não são reais – sinais de psicose