Diane Portugal

Apresentação do Diane

Composição

Diane Portugal é um comprimido hormonal que contém 2,0 mg de acetato de ciproterona e 0,035 mg de etinilestradiol.

O Diane Portugal é indicado no tratamento do acne, excesso de pelos (hirsutismo), pele oleosa e síndrome de ovários policísticos. Além disso, Diane também funciona como um anticoncepcional.

Para o tratamento da acne, Diane deve ser usado quando as formas de terapia tópica ou tratamentos com antibióticos sistêmicos não forem considerados adequados.

Embora o fármaco também funcione como um contraceptivo oral, ele não deve ser utilizado exclusivamente para contracepção, mas sim para o tratamento das condições descritas acima.

Dose

Tome 1 comprimido de Diane Portugal por dia durante 21 dias, seguido por uma pausa de 7 dias. Tratamento de toma contínua seguindo o esquema.

Indicações

Quando usado corretamente, o índice de falha do Diane Portugal é de aproximadamente 1% ao ano (uma gestação a cada 100 mulheres por ano de uso). A taxa de eficiência pode diminuir quando há esquecimento de comprimidos ou quando eles são tomados incorretamente, ou ainda em casos de vómitos dentro de 3 a 4 horas após tomar a dose, diarreia intensa, bem como interações medicamentosas.

Siga rigorosamente o procedimento indicado, pois o não-cumprimento pode ocasionar falhas na obtenção dos resultados, além de levar a sangramentos intermenstruais e uma diminuição do efeito contraceptivo. A posologia de DianeÒ 35 é igual a da maioria dos contraceptivos usuais. Assim sendo, as mesmas regras de administração devem ser consideradas.

Ao terminar os comprimidos da cartela, faça uma pausa de 7 dias. Nesse período, cerca de 2 a 3 dias após o último comprimido Diane Portugal, deve ocorrer um sangramento semelhante ao menstrual (sangramento por privação hormonal). Inicie a nova cartela no oitavo dia, independentemente de ter cessado ou não o sangramento. Isso significa que todo mês a nova cartela será iniciada no mesmo dia da semana e o sangramento ocorrerá mais ou menos nos mesmos dias da semana.

O uso de contracepção hormonal deve ser descontinuado antes do uso de Diane

Contra-indicações

O Diane Portugal não deve ser utilizado na presença das seguintes condições:

• Aleitamento;
  • Diabetes melitus com alterações vasculares;
  • Diagnóstico ou suspeita de neoplasias dependentes de esteroides sexuais (por exemplo, dos órgãos genitais ou das mamas);
  • Doença hepática grave; presença ou histórico de tumores hepáticos (benignos ou malignos);
  • Doenças tromboembólicas, arteriais ou venosos, como, por exemplo, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto do miocárdio ou de acidente vascular cerebral;
  • Enxaqueca com sintomas neurológicos focais;
  • Hemorragias vaginais;
  • Hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer um dos componentes do produto;
  • Suspeita ou diagnóstico de gravidez.

Produto não indicado para uso em homens.

O uso de Diane Portugal pode causar os seguintes efeitos:

Aumento de peso Retenção de líquido Reações alérgicas (hipersensibilidade)
Aumento de peso corporal Erupção cutânea Secreção nas mamas
Depressão ou alterações de humor Diminuição do desejo sexual Aumento do desejo sexual
Dor abdominal Diarreia Intolerância a lentes de contato
Dor de cabeça Enxaqueca Diminuição de peso corporal,
Dor nas mamas incluindo hipersensibilidade Aumento do tamanho das mamas Secreção vaginal
Náuseas Vômitos Coágulos sanguíneos venosos
Urticária Eritema nodoso ou multiforme (doenças de pele)