O que é e para que serve o Voltaren

O Voltaren é um fármaco cujo composto activo é o diclofenaco. O Voltaren Portugal tem efeito anti-inflamatório e analgésico, é utilizado para aliviar as dores musculares, dores articulares, dor nas costas, cefaleias (dor de cabeça), dor de dente, dismenorreia primária (dores menstruais). Proporciona também um alívio rápido dos sintomas da gripe e constipações (incluindo dor de cabeça, dores corporais e dores de garganta) e reduz a febre.

O Voltaren também pode ser usado no tratamento de processos infecciosos graves acompanhados de dor e inflamação no ouvido, nariz ou garganta, como, por exemplo, nas amigdalites ou otites.

O Voltaren Portugal é utilizado no tratamento das seguintes condições:

• Dor reumática das articulações (artrite);
  • Dor nas costas, síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista, e outros tipos de reumatismo;
  • Crises de gota;
  • Entorses, distensões e outras lesões;
  • Dor e inchaço após a cirurgia;
  • Condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, incluindo períodos menstruais;
  • Infecções do ouvido, nariz e garganta.

Quando o Voltaren não deve ser utilizado?

Não tome o Voltaren Portugal caso seja alérgico a:

• Fármacos contendo diclofenaco e derivados
  • Aspirina
  • Ibuprofeno
  • Qualquer ingrediente que componha o Voltaren

Não tome o Voltaren caso tenha alguma das seguintes condições:

• Úlcera (gástrica ou intestinal)
  • Sangramento estomacal ou intestinal (os sintomas podem incluir sangue nas fezes ou fezes escuras)
  • Problemas hepáticos ou renal graves
  • Insuficiência cardíaca grave
  • Não tome o Voltaren no ultimo trimestre da gravidez, já que ele pode causar problemas no bebé e atrasar o parto
  • Se estiver grávida ou a aleitar, converse com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento
  • Não dê o Voltaren a crianças com menos de 14 anos de idade.

Os efeitos indesejáveis podem ser minimizados utilizando a menor dose eficaz durante o menor período de tempo necessário para controlar os sintomas

Sobredosagem

Caso tenha ingerido acidentalmente o Voltaren Portugal em doses acima do recomendado, avise seu médico ou farmacêutico, ou vá a um hospital. Pode ser necessário auxílio médico. É possível apresentar quadro de vómito, hemorragia gastrintestinal, diarreia, tontura, zumbido ou convulsões. No caso de uma intoxicação significante, pode ocorrer uma insuficiência aguda nos rins e no fígado.

O tratamento de intoxicações agudas com agentes anti-inflamatórios não-esteroides consiste essencialmente em medidas sintomáticas e de suporte. Tratamentos sintomático e de suporte devem ser administrados em casos de complicações tais como hipotensão, insuficiência renal, irritação gastrintestinal, convulsões e dificuldade respiratória. Medidas específicas, tais como diurese forçada, diálise ou hemoperfusão provavelmente não ajudam na eliminação de agentes anti-inflamatórios não-esteroides devido a seu alto índice de ligação às proteínas e metabolismo extenso. Em casos de superdose potencialmente tóxica, a ingestão de carvão ativado pode ser uma forma de desintoxicação do estômago (ex.: lavagem gástrica e vómito) após a ingestão de uma dose potencialmente letal de Voltaren Portugal.

Dose esquecida

Caso esqueça de tomar o Voltaren Portugal, tome a dose assim que se lembrar. Se estiver perto da hora de tomar a próxima dose, basta tomar o próximo comprimido no horário normal. Não tome duas doses para compensar o comprimido que esqueceu de tomar no horário certo.

Efeitos Secundários

Mesmo que não tenha nenhuma doença crônica, é aconselhável ficar atento aos sinais dos efeitos secundários possível do Voltaren Portugal:

• Náuseas, vómito, dor no estômago;
  • Qualquer alteração no aspecto das fezes (por exemplo, coloração escura) ou na urina;
  • Erupção cutânea;
  • Asma ou aperto no peito;
  • Rosto, pés e pernas inchados;
  • Amarelecimento da pele e dos olhos;
  • Dor de garganta persistente, febre elevada ou forte dor de cabeça;
  • Dor no peito com tosse.