Proscar Portugal

O que é e como funciona este medicamento

Proscar é indicado para o tratamento e o controle da hiperplasia prostática benigna (HPB) e para a prevenção de eventos urológicos para:
• reduzir o risco de retenção urinária aguda;
• reduzir o risco de cirurgias, inclusive de ressecção transuretral da próstata e prostatectomia.

Proscar diminui o tamanho da próstata aumentada, melhora o fluxo urinário e os sintomas associados a HPB. Pacientes que apresentam aumento do volume da próstata são os mais indicados para a terapia com Proscar Portugal.

A Finasterida é o ingrediente activo desse fármaco, que ajuda a prevenir no seu corpo a conversão de testosterona em DHT.

Interacções medicamentosas do Proscar

Ainda não existem relatos sobre as possíveis interações que ocorrerem entre o Proscar Portugal e outros fármacos, mas é recomendado que o médico seja informado sobre os medicamentos que esteja a tomar, incluindo os fármacos sem prescrição médica, suplementos alimentares, produtos naturais ou dietéticos. Informe também sobre o eventual consumo de bebidas com cafeína ou álcool, se fumar ou usar drogas ilegais.

Como tomar o Proscar?

Tome o medicamento exatamente como prescrito pelo médico. Não tome doses maiores ou menores do que a recomendada. Siga as instruções da receita.

Tome o remédio com um copo de água no mesmo horário todos os dias. Tome a dose depois de uma refeição para evitar qualquer desconforto estomacal.

Tome o Proscar Portugal durante todo o tempo receitado. Os sintomas podem desaparecer antes da infecção ser completamente curada. Pular as doses também pode aumentar o risco de infecções futuras que são resistentes a antibióticos.

O que devo fazer se esquecer uma dose?

Tome a dose esquecida do Proscar Portugal assim que lembrar. Pule a dose esquecida se estiver muito próximo do horário da dose seguinte. Não tome duas doses de uma vez para compensar a dose esquecida.

Efeitos secundários

Assim como outros medicamentos, o Proscar Portugal pode causar efeitos secundários, no entanto eles não se manifestam em todas as pessoas.

Pare de utilizar o Proscar e consulte um médico imediatamente se apresentar algum destes efeitos secundários graves:

  • Reacção alérgica com edema (inchaço) no rosto, lábios, boca, língua ou garganta.
  • Dificuldade em engolir, respiração arrítmica, dificuldade em respirar e sensação de aperto no peito (sinais de asma).
  • Erupções cutâneas, coceira e sensação de desmaio;
  • Vermelhidão cutânea, aparecimento de bolhas nos lábios, boca ou olhos, descamação cutânea;
  • Hemorragia gástrica ou intestinal, úlcera gástrica ou intestinal, que pode ser acompanhada de dor de estômago intensa, perda de sangue nas fezes ou fezes escuras ou vómito com sangue.

A maioria dos homens que tomam Proscar não sofre quaisquer efeitos secundários, no entanto, é importante informar o seu médico durante a consulta para a prescrição do Proscar Portugal sobre qualquer aspecto importante em relação à sua saúde ou qualquer medicamento que esteja a tomar.

Os efeitos secundários do Proscar possuem natureza rápida e moderada, não afetando todos os que fazem uso do medicamento em virtude do ingrediente activo ter um tempo de semivida curto, reduzindo de forma significativa a intensidade de qualquer efeito que possa se manifestar.

Sobredosagem

A sobredosagem de Proscar Portugal pode causar náusea, vómito, dor no estômago, diarreia, erupção cutânea, tontura e hiperatividade.

Armazenagem

Mantenha o medicamento em temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 °C) e protegido da humidade. Mantenha fora do alcance e da vista de crianças. Não utilize o Proscar Portugal após o prazo de validade impresso na embalagem.