Omepra Portugal

O que é

O Omepra Portugal é um medicamento da classe dos anti-ulcerosos, que reduz a secreção ácida do estômago. Ele pode ser encontrado nas formas de cápsulas ou comprimidos revestidos (ingeridas via oral) e na forma de pó para solução injetável (aplicado via endovenosa).

Forma de uso

Uso oral

• Tomar o Omepra Portugal em jejum, inteiro sem mastigar ou abrir a cápsula
  • Procurar tomar o medicamento sempre na mesma hora
  • Doses superiores a 80 mg por dia devem ser divididas em 2
  • Na forma de pó liofilizado para solução injetável, sua administração deve ser realizada com auxilio de profissional habilitado

Omepra Portugal é utilizado no tratamento de:

• Úlceras na parte superior do intestino (úlcera duodenal);
  • Úlceras do estômago (úlcera gástrica);
  • Dor ou desconforto do abdómen superior relacionados com acidez (dispepsia).
  • Inflamação do tubo digestivo causada pelo refluxo do conteúdo gástrico em adultos e em crianças (esofagite de refluxo);
  • Tratamento da esofagite de refluxo para prevenção de recidiva;
  • Tumores do pâncreas produtores de hormonas causando um excesso de ácido no estômago
    (síndrome de Zollinger-Ellison);
  • Doença com sintomas causada pelo refluxo do conteúdo gástrico (doença do refluxo gastro-
    esofágico sintomático);
  • Úlceras da parte superior do intestino causadas pela administração de medicamentos que se destinam a tratarem dores e problemas das articulações (úlceras gástricas e duodenais ou erosões relacionadas com a toma de anti-inflamatórios não esteróides);
  • Tratamento de úlceras gástricas e duodenais ou erosões relacionadas com a toma de anti-
    inflamatórios não esteróides para prevenção de recidivas;
  • Úlceras associadas a infecção com a bactéria Helicobacter pylori (erradicação do
    Helicobacter pylori na úlcera péptica);

Gravidez

A toma do Omepra Portugal na gravidez só deve ser feita sob orientação médica, pois não há estudos científicos que comprovem que este medicamento não faça mal ao bebé. Este fármaco só deve ser utilizado quando os benefícios para a mãe forem maiores que os riscos para o bebé.

Portanto, quem sofre com azia, queimação ou gastrite durante a gravidez deverá ter o cuidado de alimentar-se corretamente e de investir nos remédios naturais e caseiros para aliviar este tipo de desconforto, visto que durante a gravidez todos os remédios só devem ser utilizados se forem realmente necessários.

Descrição dos efeitos secundários

Como os demais medicamentos, Omepra Portugal pode ter efeitos secundários.

O Omepra Portugal é bem tolerado e as reacções adversas normalmente foram rápidas e reversíveis. Referiram-se os seguintes efeitos em ensaios clínicos ou no uso de rotina, não se tendo na maioria dos casos estabelecido relação entre estes efeitos e o tratamento com Omepra.

Gastrintestinais
Diarreia, obstipação, dor abdominal, náuseas e vómitos, flatulência.
Em casos isolados, xerostomia, estomatite e candidíase gastrintestinal.

Sistema nervoso central e periférico:
Cefaleias.
Raramente tonturas, parestesias, sonolência, insónia e
vertigens. Em casos isolados confusão mental reversível, agitação, depressão e alucinações, sobretudo em doentes em estado muito grave.

Hepáticos:
Em casos isolados hepatite com ou sem icterícia, insuficiência hepática e encefalopatia porto-
sistémica em doentes com doença hepática grave pré-existente.

Hematológicos:
Em casos isolados trombocitopénia e, leucopénia, pancitopénia e agranulocitose.

Não são necessárias precauções especiais de conservação. Não conservar acima de 30 °C. Conservar no recipiente de origem. Manter o recipiente bem fechado e protegido da humidade e luz solar. Não utilize este medicamento após o prazo de validade inscrito na embalagem. Manter fora do alcance e da vista das crianças

MEDICAMENTO SUJEITO A RECEITA MÉDICA