Flagyl Portugal

Para que serve e como funciona o Flagyl

Flagyl Portugal é indicado no tratamento de giardíase (infecção do intestino delgado causada pelo protozoário flagelado, Giardia lamblia), amebíase (infecção causada por qualquer uma de várias amebas), tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de Tricomonas), vaginites (inflamação na vagina) por Gardnerella vaginalis e infecções causadas por bactérias anaeróbias (que crescem na presença de baixas concentrações de oxigênio ou até mesmo na sua ausência) como Bacteroides fragilis e outros bacteróides, Fusobacterium sp, Clostridium sp, Eubacterium sp e cocos anaeróbios.

Como funciona

Flagyl Portugal é um anti-infeccioso que apresenta actividade antimicrobiana, que abrange exclusivamente microrganismos anaeróbios, e atividade antiparasitária.

A absorção máxima ocorre entre 1 à 2 horas após o uso.

Cuidados no uso

Não tome o Flagyl

• Se tiver alergia (hipersensibilidade) à substância activa ou a qualquer outro componente de Flagyl Portugal;
  • Hipersensibilidade aos imidazóis;
  • Doença activa do sistema nervoso;
  • Perturbações sanguíneas evolutivas.

Tome um cuidado especial com o Flagyl Portugal nas seguintes situações:

• O metronidazol deverá ser utilizado com precaução em doentes com doenças crónicas graves ou agudas do sistema nervoso central ou periférico, devido ao risco de agravamento neurológico. Os doentes devem ser advertidos no sentido de não ingerirem álcool durante o tratamento com metronidazol e durante pelo menos um dia após o concluírem, devido à possibilidade de uma reacção tipo dissulfiramo (efeito antabus).
  • Se, por razões de força maior, o metronidazol tiver de ser administrado durante mais tempo do que o recomendado, é necessário a realização regular de testes hematológicos, em especial contagem leucocitária, e os pacientes deverão ser observados para diminuir o risco de reacções adversas indicadoras de eventuais neuropatias centrais ou periféricas (como sejam: parestesia, ataxia, tonturas, ataques convulsivos).
  • O Flagyl deverá ser administrado com cuidado a doentes com encefalopatia hepática.
  • Os doentes deverão ser avisados de que o metronidazol pode escurecer a urina (devido a um metabolito do metronidazol).
  • O tratamento deve ser interrompido caso seja detectada descoordenação motora, vertigens ou confusão mental.
  • O Flagyl Portugal não deve ser administrado em pacientes com afecções neurológicas ou hematológicas na fase evolutiva.
  • No insuficiente hepático ou renal grave, é necessário reduzir a dose de Flagyl.
  • A utilização de metronidazol pode levar ao desenvolvimento de candidíase.

Gravidez e aleitamento

O Flagyl Portugal pode ser utilizado durante a gravidez, mas sempre sob orientação médica.

Esse medicamento é catalogado pela FDA como sendo de risco B durante a gravidez, o que quer dizer que não foram realizados testes com esse fármaco em mulheres, mas em cobaias animais não houve malefícios para seus fetos, e por isso cabe ao médico a decisão de receitar o medicamento após avaliar o risco/benefício para a mulher e para o bebé.

Flagyl é passado para o leite materno e por isso também para ser prescrito durante a fase da amamentação, o risco/benefício deve ser avaliado.

Este medicamento pode deixar a urina um pouco mais escura que o normal e durante o tratamento com Flagyl Portugal, recomenda-se não consumir bebidas alcoólicas até 24 horas após a toma do último medicamento pelo risco de Antabuse, uma reação química que pode levar a vômito, dor de cabeça, pressão baixa, dificuldade respiratória, palpitação cardíaca e até mesmo a morte.