Pampe Portugal

Uso e indicações do Pampe

O Pampe Portugal é um fármaco cujo ingrediente activo é o lansoprazol. O Pampe é encontrado em duas dosagens, e seus usos são diferente dependendo da quantidade de lansoprazol contida no comprimido.

Pampe 15 mg é indicado para a manutenção da cicatrização de esofagite (inflamação/queimação no esôfago) de refluxo, de úlcera do duodeno e estômago (lesão localizada no estômago ou duodeno com destruição da mucosa da parede destes órgãos).

O Pampe 30 mg é indicado para cicatrização e alívio da esofagite e do refluxo gastroesofágico (retorno do conteúdo do estômago ácido para o esôfago), de úlcera do duodeno e estômago, em tratamento de curto prazo. Para tratamento em longo prazo de pacientes portadores ou não de Síndrome de Zollinger-Ellison (hiperacidez do estômago causado pela presença do gastrinoma, que é um tumor produtor de gastrina) e úlcera de Barrett (troca da camada interna que recobre o esôfago por outro tipo podendo aparecer úlceras).

Como tomar o Pampe?

Tome o medicamento exatamente como prescrito pelo médico. Não tome doses maiores ou menores do que a recomendada. Siga as instruções da receita.

Tome o Pampe Portugal durante todo o tempo receitado. Os sintomas podem desaparecer antes da infecção ser completamente curada. Pular as doses também pode aumentar o risco de infecções futuras que são resistentes a antibióticos.

Tome o remédio com um copo de água no mesmo horário todos os dias. Tome a dose depois de uma refeição para evitar qualquer desconforto estomacal.

Assim como outros medicamentos, o Pampe Portugal pode causar efeitos secundários, no entanto eles não se manifestam em todas as pessoas.

Pare de utilizar o Pampe e consulte um médico imediatamente se apresentar algum destes efeitos secundários graves:

• Reacção alérgica com edema (inchaço) no rosto, lábios, boca, língua ou garganta.
  • Erupções cutâneas, coceira e sensação de desmaio;
  • Dificuldade em engolir, respiração arrítmica, dificuldade em respirar e sensação de aperto no peito (sinais de asma).
  • Vermelhidão cutânea, aparecimento de bolhas nos lábios, boca ou olhos, descamação cutânea;
  • Hemorragia gástrica ou intestinal, úlcera gástrica ou intestinal, que pode ser acompanhada de dor de estômago intensa, perda de sangue nas fezes ou fezes escuras ou vómito com sangue.

Cuidados gerais no uso do Pampe

Visite o médico regularmente para acompanhar o tratamento e o progresso no uso do Pampe Portugal. Informe o médico caso os sintomas persistam ou se surgirem novos. Caso engravide durante o tratamento, informe o médico.

Siga as orientações do médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento do Pampe Portugal. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do médico. Não use o fármaco sem o conhecimento do seu médico.

É possível sentir sonolência, tonturas ou visão turva durante o tratamento. Não conduza ou utilize qualquer tipo de máquinas, ou faça actividades similares. Para reduzir os riscos de tonturas ou desmaios, não se sente ou levante rapidamente, especialmente se for idoso.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem externa do produto. Não utilize o medicamento se o prazo de validade já estiver vencido.

Sobredosagem

A sobredosagem de Pampe Portugal pode causar náusea, vómito, dor no estômago, diarreia, erupção cutânea, tontura e hiperatividade.

Mantenha o medicamento em temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 °C) e protegido da humidade. Mantenha fora do alcance e da vista de crianças. Não utilize o Pampe Portugal após o prazo de validade impresso na embalagem.