Arthrotec Portugal

O que é o Arthrotec

Indicação

Arthrotec é indicado no tratamento dos sintomas da artrite reumatoide e da osteoartrose em fase aguda ou crónica, particularmente em pacientes com histórico ou suspeita de intolerância gástrica ou hemorragia digestiva devida ao uso de anti-inflamatório.

Devido à acção protectora da mucosa gastroduodenal do misoprostol, o Arthrotec está associado a uma menor incidência de lesões significativas da mucosa gastroduodenal comparado ao diclofenaco quando administrado isoladamente.

Acção

O misoprostol estimula múltiplos factores implicados na manutenção da integridade da mucosa gastroduodenal, tais como a manutenção do fluxo sanguíneo para a mucosa gástrica, o aumento da secreção de bicarbonato duodenal e a secreção de muco gástrico, bem como a inibição da secreção gástrica de ácido basal e estimulada.

O Arthrotec Portugal realiza a função analgésica e protetora do estômago. O ingrediente activo diclofenaco pertence ao grupo dos analgésicos anti-inflamatórios. Isso alivia a dor e retarda reações inflamatórias, tais como febre, inchaço e vermelhidão da pele. A substância activa misoprostol protege o estômago contra as reações adversas de diclofenaco, tais como sangramento gástrico e úlcera gastrintestinal.

Modo de uso

Tome o Arthrotec sempre de acordo com as indicações do médico. Converse com o médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose habitual de Arthrotec é de 1 comprimido duas a três vezes ao dia.

Arthrotec deve ser sempre tomado por via oral, inteiro e durante as refeições. Engula o comprimido de Arthrotec sem mastigar, com bastante líquido. O efeito analgésico da medicação começa dentro de aproximadamente uma hora e dura de oito a doze horas. O alívio dos sintomas, tais como inchaço e vermelhidão, pode demorar alguns dias para serem notados. Arthrotec Portugal deve ser tomado de preferência durante ou após as refeições para reduzir o risco de efeitos secundários.

O que fazer se ingerir mais Arthrotec do que deveria

Não existe antídoto para o diclofenaco, por isso é recomendável evitar a sua absorção o mais rapidamente possível, por indução do vómito ou lavagem gástrica.

O tratamento sintomático e de suporte para controlo das complicações deve incluir medidas gerais contra a hipotensão, insuficiência renal, convulsões, desconfortos gastrintestinais e dificuldade respiratória.

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

O Arthrotec Portugal é contra-indicado em mulheres grávidas. O Arthrotec pode causar o encerramento prematuro do canal arterial.

O misoprostol pode complicar a gravidez (induzir o aborto) e, por isso, lesar o feto, quando administrado em mulheres grávidas. O misoprostol pode estimular as contracções uterinas, provocar hemorragias e a expulsão do produto da concepção. O aborto provocado pelo misoprostol pode ser incompleto.

As mulheres em idade fértil devem ser aconselhadas a utilizar métodos contraceptivos adequados enquanto estão a utilizar o Arthrotec. Se for detectada a gravidez, a utilização do fármaco deve ser imediatamente interrompida.

O Arthrotec não é recomendado em mulheres que amamentam.

Geralmente, o diclofenaco de sódio/misoprostol é bem tolerado nas doses recomendadas. Os efeitos secundários mais frequentemente observados são sobretudo de natureza gastrintestinal. Podem ocorrer, em particular nos idosos:

• Estomatite aftosa;
  • Exacerbação de colite ou doença de crohn
  • Flatulência, dor abdominal, diarreia, obstipação, melenas (evacuar sangue escuro/negro),
  • Hematémeses (vomitar sangue);
  • Náuseas, vómitos, dispepsia (perturbação da digestão);
  • Úlceras pépticas, perfuração ou hemorragia gastrointestinal potencialmente fatais;

Essas reacções têm sido observadas após o uso de Arthrotec Portugal. Mais raramente têm sido observados casos de gastrite.