Zolpidem Portugal

O que é e para que serve

O Zolpidem pertence ao grupo de medicamentos Ansiolíticos, Sedativos e Hipnóticos.

Zolpidem Portugal é indicado para o tratamento de curto prazo da insónia. No entanto, como outros medicamentos do mesmo grupo (agentes do tipo benzodiazepinico), ele só deve ser usado nos casos considerados clinicamente graves, quando a perturbação é incapacitante ou origina grande ansiedade no paciente.

Como é utilizado?

Tome o Zolpidem sempre de acordo com as instruções do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Posologia:
A dose diária recomendada em adultos é de 1 comprimido de Zolpidem 10 mg. Essa dose não deve ser excedida.

Os idosos ou debilitados e com insuficiência hepática podem ser mais sensíveis ao efeito do Zolpidem Portugal, por isso a dose recomendada é de ½ comprimido. Essa dose só deverá ser excedida em casos excepcionais.

Modo de administração:
Tome os comprimidos com a ajuda de um líquido (água), logo antes de deitar.

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver a impressão de que o Zolpidem Portugal é muito forte ou fraco.

A duração do tratamento deve ser a mais curta possível. Normalmente a duração do tratamento varia entre alguns dias a duas semanas, não devendo exceder 4 semanas, incluindo o período de redução gradual da dose. Em certos casos, pode ser necessário um prolongamento para além deste período, o qual não deve fazer-se sem que haja uma reavaliação do estado clínico por parte do médico assistente.

Sobredosagem
Consulte o seu médico, farmacêutico. Dependendo da gravidade do caso, o tratamento pode variar desde o simples controlo das funções respiratória e circulatória enquanto o doente dorme por um período de tempo longo, passando pela lavagem gástrica, administração de carvão activado e por cuidados de monitorização intensiva.

Dependendo da dose ingerida as intoxicações com substâncias do grupo do Zolpidem Portugal são normalmente caracterizadas por várias fases de depressão do sistema nervoso central que podem variar desde sonolência, letargia e confusão mental até ao coma. Adicionalmente podem ocorrer hipotonia (diminuição da resposta muscular), hipotensão (pressão arterial baixa), ataxia (incapacidade de coordenação dos músculos) e, muito raramente, morte.

Dose esquecida
Continue o tratamento tomando apenas a dose seguinte. Não tome uma dose extra para compensar a dose que se esqueceu de tomar.

Contra-indicações

Não tome o Zolpidem:

  • Se a sua respiração para, por curtos períodos, enquanto está a dormir (síndroma de apneia do sono);
  • Se sofre de fraqueza muscular grave;
  • Se sofre de fraqueza respiratória grave (insuficiência respiratória);
  • Se sofre de insuficiência grave do fígado (insuficiência hepática).
  • Se tem alergia (hipersensibilidade) ao Zolpidem Portugal ou a qualquer outro componente de
    Zolpidem;

Cuidados gerais
Se o tratamento dos distúrbios do sono não for resolvido após 7 a 14 dias, isso pode indicar uma perturbação psiquiátrica ou física que deverá ser avaliada. Consulte um médico.

Dependência
É possível que se desenvolva uma dependência física e psicológica. O risco de dependência aumenta com o aumento da dose e a duração do tratamento, e é mais elevado em pacientes com histórico de abuso de álcool ou drogas. Se ocorrer a dependência física, a paragem brusca do tratamento é acompanhada por sintomas de abstinência.

Falhas de memória (amnésia)
Zolpidem Portugal pode provocar perda de memória (amnésia). Essa situação ocorre, geralmente, algumas horas após a toma do medicamento. De forma a reduzir este risco, deve ter a certeza que pode dormir de 7 a 8 horas sem interrupções após o uso.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não conduza ou utilize quaisquer ferramentas ou máquinas. A sua capacidade para concentrar-se e reagir poderá estar reduzida enquanto está a tomar o Zolpidem Portugal. Poderá sentir sonolência ou ter dificuldade em relembrar-se das coisas. Isso é geralmente mais frequente no caso de ter dormido pouco.